domingo, 6 de janeiro de 2013

Voltar a ter uma vida

Juntar 8 crianças com idades compreendidas entre 3 e 7 anos, numa mesa à parte num restaurante num almoço de aniversário de adultos parece à 1ª vista uma ideia um tanto ou quanto demasiado arriscada. Foi isso que pensámos quando alguém deu a ideia: e se os miúdos ficassem todos juntos na mesa e os adultos à parte? Torcemos o nariz, entreolhamo-nos, franzimos as sobrancelhas, mas foi unanime. Why not? O mais que pode acontecer é termos de trocar todos de lugar ou passarmos o almoço a controlar-lhes a comida, os pratos, os copos, os talheres, etc. Assim foi, miúdos para um lado e adultos para o outro e seja o que Deus quiser. Como o almoço era Buffet, um Brunch absolutamente delicioso no restaurante Hemingway na marina de Cascais, depois de sentarmos os miúdos na mesa, fomos buscar as sopas. Distribuímos as 8 sopas e ficámos como tontas a vê-los comer, entre gargalhadas, piadas, brincadeiras. Comiam a sopa de uma maneira que acho que nenhuma de nós tinha visto comer. Talvez se sentissem como na escola. Demos por nós, em vez de nos sentarmos no nosso lugar a desfrutar o almoço, em pé de boca aberta a olhar para eles, até que alguém reparou e nos chamou para a realidade. Afinal, tínhamos posto os miúdos sozinhos para ficarmos a babar-nos e a olhar para eles a comer?
Sentámo-nos nos nossos lugares, servimo-nos das iguarias que nos apresentavam, conversamos, rimos, como há muito tempo não conseguíamos fazer, pelo menos nos almoços em que levávamos os miúdos. Os miúdos esses, comeram tudo, raparam pratos numa animada conversa de crianças e depois foram brincar todos no terraço do restaurante, à nossa vista, sem chatearem, sem pedincharem, no fundo a curtirem a companhia uns dos outros tal como nós adultos o fazíamos. Dizia a minha amiga P. De repente apercebi-me que já conseguimos ir a um restaurante todos e passarmos a tarde literalmente na conversa sem preocupações. É realmente uma viragem nas nossas vidas. Algures no tempo, os nossos bebés cresceram. E aos poucos as nossas vidas vão retomando... diferentes, mais preenchidas, mas voltamos a ter uma vida. É tão bom sentir isso!

1 comentário:

  1. Eles crescem muito mais rapido do que parece ou do que pensamos. Faço o mesmo ha mais de dois anos e resulta sempre bem. Se reparares, coloquei uma foto de um jantar no FB em que os miudos estao todos juntos e os adultos tb. Resulta sempre!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar